Retrospectiva 2016: atores e atrizes que surpreenderam na TV



O ano de 2016 ficará marcado por diversos aspectos positivos na televisão brasileira, que passam por áreas como o jornalismo e vão até a dramaturgia. E no que diz respeito a novelas e minisséries, o público foi presenteado com ótimos trabalhos de atores e atrizes. Foi um ano bastante produtivo nesse quesito.



Apesar das várias e boas revelações que o ano apresentou, vamos citar aqui apenas alguns atores já conhecidos do grande público que ganharam destaque em 2016 por seu desempenho na telinha.


Bruna Marquezine



O diretor José Luiz Villamarim, responsável por “Nada Será Como Antes”, chegou a declarar que a minissérie seria um divisor de águas na carreira de Bruna Marquezine, marcando uma nova fase artística para a atriz. E de fato foi. Bruna talvez ainda não tenha chegado ao auge em termos técnicos de atuação, mas na trama, a atriz mostrou amadurecimento, aparecendo pela primeira vez em cenas mais ousadas, evolvendo nudez. Como não poderia deixar de ser, repercutiu, e muito.

Adriana Esteves

Adriana Esteves é figurinha carimbada de 2016, faturando o “Melhores do Ano” como atriz de série e minissérie. Em “Justiça”, ela foi a “queridinha” do público interpretando a doméstica Fátima. Na trama de Manuela Dias, Adriana também alcançou algo importante: se desvinculou da forte imagem de um personagem – no seu caso a Carminha de “Avenida Brasil” (2012) –, algo que poucos conseguem, na maioria das vezes, por falta de repertório, o que definitivamente não é o caso da atriz.

Selma Egrei


A personagem Encarnação foi um dos destaques de “Velho Chico”, e muito graças ao talento de Selma Egrei. Aos 67 anos, a atriz ainda teve que encarar um processo de caracterização que a deixava cerca de 33 anos mais velha. Mas tirou isso de letra. Foi indicada a diversos prêmios e termina o ano como um dos destaques entre as atrizes.

Vladimir Brichta


Vladimir Brichta foi sem dúvida um dos principais destaques do ano na televisão brasileira. O ator de 40 anos sempre mostrou muito potencial, tanto que já possui alguns prêmios ao longo da carreira. Nos últimos anos, vinha atuando mais em produções humorísticas, como o extinto “Tapas & Beijos”. Mas, quando ganhou a oportunidade de voltar a interpretar um papel mais dramático, não decepcionou. Em “Justiça”, o ator deu aula de interpretação vivendo o traficante Celso, talvez um dos melhores coadjuvantes de séries e minisséries da Globo nos últimos anos – a ausência do ator entre os indicados ao contestado “Melhores do Ano” de 2016 foi pra lá de injusta. O seu trabalho em “Rock Story” dispensa comentários. O seu personagem, Gui Santiago, caiu no gosto do público, e Vladimir se tornou um dos novos “queridinhos” da emissora carioca, e com toda justiça.

Sergio Guizé

Sergio Guizé é outra figurinha carimbada deste ano, mas não teria como não aparecer na lista de destaques e de surpresas. Grande vencedor do “Melhores do Ano” de 2016 como ator, Guizé foi um show à parte em “Êta Mundo Bom”, de Walcyr Carrasco. O sucesso do seu personagem na trama foi tamanho, que muita gente chegou a defender que a novela deveria ter ganhado o título de Candinho. A demonstração de timidez do ator ao receber o prêmio no “Domingão do Faustão” contrastou com a sua desenvoltura na novela, mas também evidenciou a sua capacidade de transformação e incorporação de personagem em cena.

Chico Díaz
                                

Com mais um excelente trabalho de seleção e preparação de atores do diretor Luiz Fernando Carvalho, “Velho Chico”, apesar de não ter conquistado audiência expressiva, foi um verdadeiro “celeiro de talentos”, que mesclava a experiência de alguns atores veteranos, com a juventude de muitos estreantes. Com quase 30 anos de carreira na televisão, Chico Díaz foi um dos veteranos que se destacou no folhetim de Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi. A sua aparição apenas na primeira fase da novela foi suficiente para demonstrar todo o seu talento na telinha. Foi mais um daqueles casos raros nos dias atuais em que o ator interpreta e incorpora um personagem quase que com perfeição. Como o nordestino Belmiro dos Anjos, a atuação de Díaz chegou a causar comoção na própria equipe do folhetim. O seu trabalho na novela deve ser bastante valorizado e servir até de referência.

Domingos Montagner



É bom deixar claro que a menção de Domingos Montagner na lista não se trata unicamente de uma homenagem após sua morte. Está longe disso. O ator seria indicado como destaque independentemente da tragédia no Rio São Francisco. “Velho Chico” já era um marco na carreira de Domingos, que vivia talvez a sua melhor fase profissional. Foi um dos destaques da novela. Sem dúvidas, uma grande perda artística para o Brasil. Muitos acreditam que algumas estrelas morrem precocemente e no auge para se eternizarem. Domingos se eternizou.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ROUPAS MASCULINAS PARA O RÉVEILLON

Roupas femininas para festas de final de ano